LTCAT significa Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho e é um documento elaborado por um profissional de segurança do trabalho para avaliar as condições ambientais de um determinado local de trabalho. Esse laudo é obrigatório por lei e deve ser elaborado para todos os estabelecimentos que possuem funcionários registrados, com o objetivo de identificar os riscos ambientais e os agentes nocivos à saúde dos trabalhadores.
O LTCAT é uma avaliação técnica que considera os fatores de risco presentes no ambiente de trabalho, como ruídos, vibrações, radiações, temperaturas extremas, umidade, poeiras, gases, vapores, entre outros. Com base nessas informações, o profissional de segurança do trabalho pode recomendar medidas preventivas, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a implantação de sistemas de ventilação, a realização de treinamentos e capacitações para os trabalhadores, entre outros.
O LTCAT é um dos documentos que fazem parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que é obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários registrados. Esse programa tem como objetivo identificar, avaliar e prevenir os riscos ambientais e os agentes nocivos à saúde dos trabalhadores, contribuindo para a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.